quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Diário de Viagens

"É sempre bom estar perto de quem sempre nos fez bem, porque as coisas velhas são iguais aos amigos, por sempre estarem ali, agente nunca quer se separar delas." Isael Barbosa

Arame-MA, rota de viagem do mês de Julho.

No mês de julho, as 4 da manhã a família resolve ter uma "mudança de planos", em optar pra ir em na capital Maranhense, agente foi mesmo foi pra uma cidade chamada Arame, a poucos quilometros do distrito Imperiatriz. Ao invés de curtir a praia, optamos mesmo foi rever a família de pai e mãe, e me levar junto pra conhecer as origens dos mais antigos.

Confesso que eu fiquei um pouco chateado pela mudança da rota, mas depois de 5 horas de viagem, me deparei com um dos melhores lugares que o nordeste poderia mostrar. Cidadezinha movimentada, ruas estreitas, e uma família Enoooooorme querendo ver o filho caçula do sr. Cosmo (pois é, eu sou o filho caçula), um lugar digamos que tradicional, pessoas tradicionais, costumes, crenças e até mesmo aquelas paradas superticiosas sacas?! Interiorzinho divertido, lá todos sabem quem chega na cidade, e pra onde vão, confesso que às vezes ficava um pouco envergonhado com o acédio da mulherada, porque, segundo uma pesquisa, lá são 7 mulheres para cada homem! *-* uau! Eu tava no Paraíso!

Começo de sema bem movimentado, era tanto parente visitando, e outros cobrando visita, porque lá se tem o costume de convidar os entes queridos para almoço, confraternização ou festa, daí se imagina o quanto eu comi *~* ashuashuahsua. 2 dias depois agente foi pra fazenda do vovô, e acredite achei muito legal lá (logo eu que detesto roça) e justamente nesse lugar vi os antigos falarem sobre os valores éticos e morais de como governar família, ter responsabilidade, e outras paradas que envolvem o cotidiano daquele pessoal.

Na foto acima, vovô Mariano, vovô João e o Pai, lá vai eles falarem sobre economia e meios éticos de como administrar o patrimônio affz... ashuahsuahsa. Então depois dos 3 dias de roça, voltamos pra cidade, pra aproveitar a sobra dos dias, lógico que eu andei pra saber como é o lugar, digamos que bastante interessante, por ser meio pequeno mas ser tão movimentado e organizado, lógico que não foge a regra de ser uma cidade bem urbanizada, mas em quisitos estéticos o povo lá ainda não é tão arrumadinho como os da capital ou outras cidades que eu fui, jovens ainda usam zoomp e calça jeans fininha com sapatos,meio cafona o visu lá, garotas são mais arrumadinhas, usam umas roupas de uma grife chamada "brink" e dão valor a calça jeans e sandalinhas de couro, legal então, mas de uma coisa eu sei, ôh lugar de mulher bonita! ía me perdendo por lá ashuahsuas. Depois de muitas visitas a familiares, é chegada a hora de se vestir e sair pra "Night" maranhense, ou como eles dizem :"Pisero". Lugar cheio de adolescentes universitarios loucos pra sair pelo mundo a fora, a diferença que todos os que eu conversei e convivi, são bastante focados em uma carreira de sucesso, pra sair daquela vidinha de sempre. Mas mesmo assim, se divertem na balada sem receios de dançar e fazer acontecer, uma dessas pessoas é um primo meu chamado Roniel, carinha legal que morre de vontade de saber como é o Pará e como as pessoas daqui se comportam ( guenta aí cara que logo logo você vem aqui em casa e eu te mostro o que é FESTA de verdade!) Então, vamo pra festa!


Forró prevalece, quem dança tem mais chance :)
Divertimento garantido! apesar das pessoas observarem demais, o importante é cair no forró e encontrar um meio de fazer a noite acontecer! Então tá aí galera,algumas das fotos ficam no meu orkut, dá uma conferida lá. Me despeço aqui, proxima postagem em breve, não vai demorar tanto! ashuahsa, garanto!

7 comentários:

  1. Putz olha o lugar ond esse minino foi se meter...

    Mais mesmo assim, com esse jeito dele descrever esse buraco ai da ate vontade de ir lá.

    Aguardando mais postagens amigo...

    Abraço do seu fã "Number One"

    ResponderExcluir
  2. adorei o teu blog, tá interessante sim :D
    ee, viajante né! espero que tenha aproveitado! =D
    beijos

    ResponderExcluir
  3. muito bacana o seu blog divertidisimo
    como vc descreveu sua viajem.....
    bjusssss

    ResponderExcluir
  4. Adorei, quero saber detalhes da viagem heim!
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns cara.. e a primeira vez que estou comnetando mas não e a primeira vez que entro nessas suas viagens, gostei e continue assimm.Do seu maninho Renatinho. Abraços

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO DO BLOG DA CIDADE DE ARAME, COMO SOU JORNALISTA DO SBT DE GRAJAU AQUI PROXIMO DE ARAME PROCUREI ALGUMA INFORMAÇAO SOBRE A CIDADE, ENTAO ENCONTREI ESSE BLOG E RESOLVI SEGUIR.
    QUERO SER SEU PARCEIRO NAS INFORMAÇOES, SEJA ELAS ESCRITAS OU NA TV, SE TIVER ALGO QUE DÊ IBOPE NA TV ME PASSA QUE ANUNCIO NO JORNAL DA NOITE NA TV AQUI NA CIDADE GRANDE ABRAÇO.
    DJACY OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  7. É meu sonho conhecer Arame. Imagino um tranquilo e belo lugar. Não conheço o Maranhão.
    Arame e os Guajajaras. Coloque mais notícias sobre a Região de Araribóia. Não permita Deus que eu morra, sem que um dia chegue lá. Sem que desfrute os valores dessa terra, tais quais não encontro eu cá. Um forte abraço a todos. De Minas para Brasilia e Brasil

    ResponderExcluir